window.onload = resizeimg; function resizeimg() { if (document.getElementsByTagName) { for (i=0; i 400) { im.style.width = '400px'; } } } }

'77 Mercedes 300D (novidades @ pág. 20)

Apresenta aqui o teu projecto de performance, OEM, motas, classicos, restauros e tudo o que nao se enquadra nas outras secções

'77 Mercedes 300D (novidades @ pág. 20)

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:50 pm

Vou então colocar aqui tudo o que foi feito desde que tenho o carro até ao dia de hoje 8)

06-11-2011

Compra do carro! Numa ida à Serra da Estrela com um amigo, após ter visto o anúncio, fui la ver o carro e acabei por o trazer :-)

Pois é, andava à procura de mais um Mercedes, mas desta vez mais antiguito, para me entreter, e tinha várias opções em mente. O que eu queria mesmo era um Rabo de Peixe dos anos 60, mas cansei-me de esperar por um negócio "daqueles", para além de que esse modelo sai bastante caro restaurar... :roll:

Sempre gostei dos W123, que também era uma das opções, e quando vi este negócio, nem hesitei!

Obviamente o preço era atractivo, mas tornou-se ainda mais quando vi o carro. Tem ainda muito que fazer para ficar ao nível que exijo nos meus carros, mas nao estava muito mau, principalmente tendo em conta a maneira como estava o meu Mini quando o restaurei. Comparado com ele, isto era brincadeira pra meninos ehehhe. A pintura tem 2 anos, de mecanica está muito porreiro (fez a viagem impecavelmente, com consumos excelentes e demonstrou ter o motor em forma), e o interior está bem razoável.

Aqui vão alguns dados:

Marca: Mercedes-Benz

Modelo: 300d

Data de matricula: Novembro de 1977

Km's: 464 mil km

Cor: Beige creme

Equipamento: Ar Condicionado, Direcção Assistida, 4 Vidros Eléctricos, Apoio de Braço, Caixa de 4 Velocidades manual, quatro colunas, etc.

Neste momento tenho o carro na oficina, mas aqui ficam as fotos disponíveis. Tirei esta quando o fui buscar a Viseu:

Imagem

E entretanto já comprei colunas para trás:

Imagem

Bem como colunas para a frente, e um vidro de farolim traseiro novo, que o que lá está encontra-se num estado péssimo:

Imagem

10-11-2011

Mais uma compras nos ultimos dias eheheh

Comprei os interruptores dos vidros, pois estavam avariados:

Imagem

E, claro, não podia faltar o rádio Becker! A escolha foi para o Europa Cassette Electronic:

Imagem

Imagem

13-11-2011

O rádio já chegou, está mesmo novo!

Imagem

E hoje arranjei duas tampas tapa-buracos para a consola central:

Imagem

E, o que me fez ganhar o dia, um tablier original em muito bom estado!

Imagem

14-11-2011

Algumas fotos do estado do carro na oficina, aquando da revisão geral:

De tudo o que foi feito (que foi mesmo muita coisa), destaco:

- Direcção ajustada e alinhada.
- Tampões das rodas foram ao pintor pra se pintarem à cor do carro.
- Revisao mecanica feita.
- Correia do AC foi colocada, meteu-se gás novo, e o AC trabalha impecávelmente.
- Tablier colocado, só falta alinhar a tampa do porta-luvas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E hoje, que passei por lá, já mandei fazer/comprar também:

- Colocar matriculas da época
- Grelha frontal nova
- Faróis de última serie novos (não gosto muito dos originais que lá estão, mas vou guardá-los na mesma)
- Borrachas novas nas portas e mala

14-11-2011

Fui agora à oficina ver o carro e há mais novidades!

Os tampões já foram pintados à cor:

Imagem

E os farois novos já estão no sitio :)

Imagem

Imagem

21-11-2011

A máquina veio no sábado da oficina, e foi hoje para o electricista. Tirei umas fotos na oficina dele para que possam ver alguns dos avanços já feitos e visíveis.

Aqui podem ver que o carro já tem as matriculas da época, e o toque que tinha debaixo do farolim esquerdo ja foi arranjado, toda a zona foi pintada depois de se ter desamassado.

Imagem

Aqui podem ver os tampões, que foram pintados à cor:

Imagem

A grelha nova:

Imagem

Aqui temos a casa das máquinas:

Imagem

O compressor do AC tinha dado o berro, e fomos buscar um usado a um 280SE W116 que está a trabalhar impecavel

Imagem

O rádio becker ja no sitio

Imagem

Os novos interruptores dos vidros, para trocar pelos avariados que lá estão

Imagem

E a kilometragem do menino

Imagem

Como sabem, foram feitas muitas mais coisas na oficina, que enunciei nas páginas anteriores deste tópico, nomeadamente a troca do tablier, a revisão de mecanica e o tratamento da parte inferior do chassis. Ainda na oficina do meu mecanico, conseguiram arranjar os elevadores dos vidros traseiros, evitando assim que eu tivesse de gastar uma fortuna a comprar uns usados, ou mesmo novos.

Agora está novamente no electricista, onde serão montados os interruptores dos vidros, uma buzina nova (tem la umas que nao trabalham nem sao originais, e a que está a ser usada tá a dar as ultimas), e vai ser revisto o desembaciamento traseiro, que nao está a funcionar :-)

26-11-2011

Hoje trago-vos finalmente umas fotos de jeito! ehehe

Tirei as fotos hoje, para verem o estado actual do W123:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E esta tarde aproveitei ainda para dar uma lavadela rapida ao motor, que se encontrava assim muito sujo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E ficou assim no final:

Imagem

E pronto, amanhã haverá mais novidades.

Ainda há muito pra fazer, mas isto aos poucos vai ficar novo :wink:

27-11-2011

Hoje passei mais umas horas com o W123...

Para começar tive a limpar o forro do tecto, que estava medonho Quando acabei ja havia pouca luz, mas fui tirando fotos aos panos para verem a sujidade que lá estava :roll:

Imagem

Imagem

A chave teve direito a um porta-chaves á maneira, igual ao dos seus manos de casa:

Imagem

Tive tambem a tirar os cerca de 5 sacos para vinhetas que tavam no vidro! O vidro frontal mais parecia uma caderneta de cromos com tanto autoculante! Meti sacos iguais aos dos meus outros Mercedes, sao da C.Santos, concessionario onde levo os carros, e tem o simbolo da Mercedes, que é um pormenor pequeno, mas que aprecio :biggrin:

Aproveitei e coloquei tambem um autoculante que o meu pai recebeu recentemente, aquando do aniversario de 25 anos de sócio do ACP. Era para pôr no Mini, mas como esse já tem vários autoculantes, foi pra este que tava muito "despido" ehehe :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fiz ainda outra coisa que me andava a moer o juízo. Como meti um farolim traseiro novo, no lado do condutor, o do pendura destoava, pois já tinha muitos anos em cima e o brilho ja nao era o de outrora. Assim, desmontei-o todo, lavei-o por dentro para tirar todo o pó e sujidade acumulados, e por fora, alem de o lavar, poli-o manualmente. Não ficou como novo, mas ficou mil vezes melhor, e agora mal se nota a diferença entre o novo e o velho. 8)

28-11-2011

Mais um dia, mais uma coisinha ehehe :P

Hoje comprei uma tampa do radiador nova, pois a de origem estava super feita e gasta, como podem ver :mrgreen:

Imagem

Imagem

12-12-2011

Hoje fui comprar pedais novos e algumas das molas que prendem os frisos laterais da carroçaria (pois ha 2 ou 3 que estão a soltar-se) :)

Imagem

15-12-2011

Mais material que chegou!

Vou começar pela tampa do depósito de combustível. Esta encontrava-se muito degradada, e fui à Mercedes encomendar uma, quando me dizem que igual a esta eles já não faziam. Ora, como um clássico é pra estar original, não ia estar a mudar a tampa, até porque a acho muito bonita. Assim, optei por mandar restaurá-la, isto é, poli-la toda para voltar o brilho Aqui está:

Imagem

O descanso do pé, novo e original:

Imagem

E os autoculantes originais e novos:

Imagem

Imagem

18-12-2011

Bem, hoje de manhã já aproveitei para montar algumas coisitas.

Na zona do bocal do depósito, já meti a tampa restaurada, o autoculante novo, e tive a retirar grande parte dos restos secos de gásoleo que ali deviam permanecer há anos Deixo-vos umas fotos em género de 50/50 :)

Imagem

Imagem

E as borrachas dos pedais novas 8)

Imagem

23-11-2011

Começou o arranjo aos podres :mrgreen:

Pois é, tal como suspeitava, o 300d vai ficar por mais uns tempos no chapeiro, pois tem alguns podres mais sérios para arranjar. Fui lá hoje ve-lo, e fotografei as zonas mais críticas, em que a pior é o fundo direito da mala, como podem ver:

Imagem

Imagem

Imagem

Todos os podres, dos mais pequenos aos maiores, serão devidamente arranjados para que o carro fique completamente impecável. :)

29-12-2011

Hoje fui visitar o W123 e já vi uma das laterais da mala arranjada:

Imagem

Do outro lado esteve-se a descascar e estava igualmente podre:

Imagem

E aqui uma perspectiva da traseira - aquelas partes em baixo que estão brancas, eram zonas que estavam amolgadas e foi tudo endireitado

Imagem

O escape irá levar igualmente um tratamento pois, apesar de estar bom, encontra-se coberto de ferrugem, o que dá "mau aspecto" :)

6-1-2012

O W123 chegou ontem a casa! Aqui fica a lista do que foi feito nos ultimos tempos, enquanto esteve no chapeiro:

- Afinação do capot
- Reparação dos podres (porta do condutor, mala e guarda-lamas frontal)
- Reparação da zona inferior traseira (bastantes amolgadelas e alguma ferrugem)
- Tratamento à panela e ponteira de escape (tinha ferrugem, foi toda retirada e pintada)

14-1-2012

Hoje trago mais uma novidade, trata-se esta farmácia original e intacta! :)

Imagem

Imagem

É possivelmente uma coisa que muitos nem ligam, mas é um pormenor que eu acho piada, e um bom projecto é feito de pormenores :thumbup1:

Já agora uma geral de traseira (aqui da pra ver um pouco do escape já pintado):

Imagem

25-1-2012

Mais novidades!

Esta semana já chegou o espelho da cromagem

Imagem

E a bomba de água dos esguichos (comprei nova, pois nao é cara):

Imagem

Imagem

1-2-2012

Pois é meus amigos, finalmente encontro-me de férias! Claro está que isso representa tempo para dedicar às maquinas eheheh :gunsmilie:

Hoje já troquei a bomba de água dos esguichos. Aqui a fuga da que lá estava, que me fazia perder a água toda do depósito em minutos:

Imagem

E a nova já montada. Esguichos a funcionar novamente, e depósito sem fugas 8)

Imagem

Aproveitei ainda para trocar o descanso do pé. O original estava assim :roll:

Imagem

E o novo já montado :)

Imagem

5-2-2012

Escovas novas :)

Imagem

10-2-2012

Os trabalhos têm continuado de forma intensiva. Como tinha os manípulos de correr os bancos danificados, fui à Mercedes saber preços dos mesmos. Não os vendem em separado, apenas as bases dos bancos completas, que custam a módica quantia de 520 euros + IVA cada uma! :roll:

Imagem

Imagem

Assim, tratei de arranjar umas usadas. Não foi nada fácil, mas consegui. Não estão em perfeito estado, mas estão intactas, e depois de lhes dar um tratamento, vão ficar porreiras :)

Imagem

Entretanto, já comecei o detalhe exterior ao carro. Para ficar a 100%, ele precisava mesmo era de uma pintura nova, mas não estou pra gastar mais 1000 euros, quando o carro vai dormir em garagem. Ainda assim, depois do detalhe, a pintura vai ficar uns 85% melhor, ficando apenas com pequenas imperfeições que serão corrigidas mais tarde, quando for pintado (talvez daqui a 1 ou 2 anos). ;)

Aqui o carro já todo isolado e preparado para começar o polimento de corte:

Imagem

O tejadilho já polido, ficou um espelho :thumbup1:

Imagem

E duas fotos, capot e mala, em 50/50, para ficarem com uma noção da diferença :)

Imagem

Imagem

12-2-2012

Hoje acabou o trabalho na pintura! Ainda tive tempo de tratar também os cromados todos. :D

Em termos de pintura, e apesar dos defeitos que ela continua a ter (culpa da besta que o pintou), diria que ficou a uns 85%, pelo que fiquei bastante satisfeito! Já espelha, já reflecte, já brilha, o carro parece outro! E os cromados também ganharam nova vida, apesar de milagres não serem possíveis com as técnicas do detalhe. Estamos a falar de cromados de origem (com 35 anos, portanto), com todo o desgaste a isso inerente. O que ficou mais mediano foi o párachoques frontal, cuja parte cromada tem defeitos só recuperáveis com nova cromagem (que ficará pra outros dias)... :roll:

Fotos dele pronto só amanhã, pois hoje acabei já passava das 19h. No entanto, deixo mais algumas durante o polimento. :)

Um 50/50 do guarda-lamas traseiro:

Imagem

A porta do pendura tinha bastantes defeitos, como podem ver:

Imagem

Mas ficou impec:

Imagem

E umas do guarda-lamas, muito baço e cheio de swirls. Antes:

Imagem

Imagem

E depois:

Imagem

13-2-2012

Hoje retirei as grelhas do capot e os braços das escovas para os pintar. Tavam assim:

Imagem

E depois da pintura:

Imagem

Amanha o carro vai ser todo parafinado por baixo :)

17-2-2012

Mais novidades!

Hoje deixei o W123 finalmente pronto para o encontro de amanhã (encontro mensal do MBCP, zona centro, na Torreira) e consequente apresentação do menino ao pessoal. Ainda faltam muitos pormenores, mas pelo menos já está 1000 vezes melhor, e apresentável para ser mostrado.

Hoje foi feito:

- Detalhe Interior
- Condicionamento dos plásticos exteriores
- Substituição de um pisca, da luz do porta-luvas e das luzes de matrícula

18-2-2012

Ontem ao final da tarde dei por concluídos os trabalhos no W123, isto no que toca a deixa-lo globalmente apresentável, pois ainda faltam alguns pormenores que serão revistos com tempo.

Hoje ao final da manhã, pus-me a caminho de Aveiro. Liguei o AC, pois o compressor do mesmo veio de um W116 que tava na sucata, e apesar de estar a trabalhar impecávelmente, aconselharam-me a liga-lo regularmente nos primeiros tempos, pois só lhe iria fazer bem. Assim o fiz. No entanto, pouco depois da Ponte da Arrábida, ouço um grande estouro, até julguei que era um furo no pneu, e parei logo o carro na berma. :-(

Imagem

Conclusão: o tubo que liga ao compressor do AC rebentou, pois estava bastante ressequido (ainda era o de origem), e espalhou-me o gás do AC por todo o lado. Felizmente não era nada de grave. Chamei o mecanico pra vir ter comigo, limpou-se os restos de gás do cofre do motor, tirou-se a correia do AC, e siga pra Aveiro. Segunda-feira será arranjado. 8)

Imagem

Após chegar ao encontro, aqui ficam as tão esperadas fotos (prometo que brevemente tirarei mais, e a mais pormenores):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

26-2-2012

Mais uma novidade! Já arranjei um cinzeiro em condições, de um W123 que deu entrada pra abate esta semana. O meu mecânico avisou-me e fui lá ver, tive sorte que o cinzeiro estava impecável :)

O meu estava partido na mola, ou seja, sempre que era aberto, saltava logo fora do sítio. Nos meus carros ninguem fuma, mas são pormenores que gosto de ter impecáveis. Além disso, a parte cromada estava muito danificada e com mau aspecto. :P

Aqui fica uma foto do que arranjei:

Imagem

Ontem ainda lhe dei uma lavadela, pois hoje de manhã lá fez mais uns kilometros para ir a uma cafezada matinal do Clube W123 8)

Imagem

Imagem

E os meus dois clássicos eheheh :mrgreen:

Imagem

Espero que tenham gostado!
Editado pela última vez por PAPY em terça abr 19, 2016 1:13 am, num total de 11 vezes.
'77 Mercedes 300D
PAPY

Registado: quarta jul 31, 2013 1:38 pm

Re: '77 Mercedes 300D

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:51 pm

Hoje lá fui eu às compras para o 300d!

A relé das velas queimou há uns dias e na Mercedes custa a módica quantia de 250 euros + IVA. Comprei uma usada em excelente estado muito mais em conta, claro! Aqui podem ver a diferença entre a relé queimada e a que comprei:

Imagem

Precisei também de comprar um motor do vidro eléctrico do pendura, pois o meu avariou:

Imagem

E ainda comprei a bolsa dos manuais e os respectivos, tudo em muito bom estado :)

Imagem
'77 Mercedes 300D
PAPY

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:52 pm

Hoje finalmente meti pneus novos no W123 :D

A escolha foi para os Continental Eco-Contact 3 :P

Imagem
'77 Mercedes 300D
PAPY

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:53 pm

Bem, a tampa do óleo do motor estava muito desgastada, e andava a babar-se um bocado, por isso desloquei-me à Mercedes para comprar uma nova. Acontece que já não vendem das tampas originais, vendem umas de plástico mais recentes...

Como tal, uns telefonemas para a Alemanha, e um dos fornecedores habituais da MercPeças lá me arranjou algo em condiçoes :mrgreen:

Imagem

Imagem

Vou mandar vir outra para o depósito do combustível, pois a que lá está também já não veda muito bem, e o encaixe é igual :P
'77 Mercedes 300D
PAPY

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:53 pm

Bom, depois da dica do Christophe sobre a borracha retentora da tampa do combustível, fui hoje comprá-la, evitando assim de comprar uma tampa nova e não original :P

Aqui podem ver a diferença da borracha na tampa original, já super deteorada e gasta, e a borracha nova :P

Imagem

Ao retirar a velha, esta tava tão gasta que se desfez toda :mrgreen:

Imagem

E a tampa já pronta, com a borracha nova no sítio :P

Imagem

Aqui uma foto para quem quiser saber a referencia da peça ou o preço da mesma ;)

Imagem
'77 Mercedes 300D
PAPY

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:54 pm

Como podem ver, as palas do sol do W123 encontram-se já muito desgastadas, com o forro exterior a descolar, e já encolhidas pelo sol. Como tal, hoje foram retiradas para serem recuperadas no estofador. Haverão também mais novidades em breve, mas não as desvendarei para já ;)

Imagem
'77 Mercedes 300D
PAPY

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:54 pm

Finalmente comprei as tão esperadas jantes! Jantes Melber (Mercedes) originais 15" para o W123. Mas, antes de irem para o carro, irei mandar polir as abas, para ficarem com este acabamento:

Imagem
'77 Mercedes 300D
PAPY

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:55 pm

Trago-vos mais novidades no projecto do meu W123. Desta vez, quase tudo a nível do interior.

Para começar, algo que já tinha mencionado antes - o arranjo das pálas do sol. As originais tinham, não apenas o forro exterior em mau estado, mas o próprio interior das pálas estava quase "destruído". Por isso, optou-se por fazer um interior todo novo, e forrá-las posteriormente com napa nova. O serviço ficou irrepreensível, como podem ver :)

Imagem

Imagem

Os pilares C já tinham sido arranjados previamente, mas a napa voltou a descolar, fruto de ter encolhido com o passar dos anos, devido à exposição solar. Então, optei por mandar forrá-los com napa nova.

Imagem

Imagem

E agora, o mais evidente em todo o interior, o volante forrado a pele genuína! Simplesmente adorei! A pega, o toque, ficou muito melhor, mais apelativo visualmente, e o trabalho ficou também ele 5 estrelas!

Imagem

A nível exterior, troquei o pisca do lado do pendura por um novo. Isto porque, como podem ver, o original já estava muito baço, e como o do outro lado tem pouco tempo, notava-se bem a diferença :mrgreen:

Imagem
'77 Mercedes 300D
PAPY

Mensagempor PAPY » quarta jul 31, 2013 1:55 pm

Luzes de Presença - "USA Style"

Hoje o W123 recebeu uma nova mod/extra, graças à ajuda do grande amigo Rui aka R31 :D Trata-se das luzes de presença americanas, integradas nos piscas.

Aqui fica o material necessário (valor total do material ronda os 25 euros):

Imagem

Imagem

Durante a instalação:

Imagem

Imagem

O interruptor interior, que me permite desligar/ligar o sistema quando quiser:

Imagem

E já tudo pronto!

Imagem

Imagem

Imagem